quarta-feira, 26 de agosto de 2009

TP5 - Unidades 19 e 20



TP5 – Estilo, Coerência e Coesão

Unidades 19 e 20

Série: 9º ano

Atividade: Produção textual por parágrafos

A atividade selecionada foi a construção de um texto com parágrafos a partir das perguntas: O que aconteceu? Onde aconteceu? Quando aconteceu? Quem foram os envolvidos? Qual foi o desfecho da história? Os alunos foram divididos em duplas e cada qual teria que responder a uma pergunta com o tema lançado (A música tocava enquanto o assassino dormia).
As turmas escolhidas foram os 9º anos, pela questão da idade e maturidade na escrita. Com esta atividade foi possível constatar a dificuldade em continuar a história, o raciocínio e os elos que compõem um texto, que são os elementos de coesão.
Este exercício foi de muito importância para os alunos, pois eles mesmos fizeram uma autoavaliação da escrita, houve troca de textos e ficou claro o quanto precisam melhorar tanto em erros ortográficos, como no desenvolvimento estrutural do texto.
Ao final, as redações feitas não saíram conforme previsto, pois muitos textos ficaram incoerentes, sem os elementos de coesão que antes de iniciar a atividade foram estudados.

Um comentário:

  1. Como foi dada a continuidade a partir dos problemas encontrados, Elaine? Eles conseguiram perceber a falta dos elementos coesivos durante a socialização?
    Angelita

    ResponderExcluir