quarta-feira, 26 de agosto de 2009

TP5 – Estilo, Coerência e Coesão

TP5 – Estilo, Coerência e Coesão

Unidades 17 e 18 – AA5 – Aula 1

Série: 8º ano


Atividade: Coerência no texto

A explicação iniciou-se com a pergunta: O que é coerência textual? Os alunos não sabiam ao certo o significado da palavra, e buscaram o auxílio no dicionário. Houve socialização das leituras e também do que entendiam. Após isso, foram levantados exemplos de incoerência textual, um dos exemplos foi: “Não posso escrever meu texto falando sobre culinária e terminar falando da economia do Brasil”. Com este exemplo simples, puderam começar a compreender a importância da coerência.
Aproveitando a sugestão do livro AA5, escreveram no caderno as 3 frases:
1) O cão ladra e não morde.
2) O livro recomendado já está esgotado, posto que foi publicado a menos de uma semana.
3) As crianças devem ser castigadas se não forem obedientes.
A partir desses fragmentos com exemplos claros de incoerência, tiveram de responder as perguntas propostas, sempre analisando a coerência dos textos. No primeiro momento houve dificuldade de compreensão, mas a leitura das questões foi refeita e ao término, a socialização foi feita.
Os alunos avaliaram esta atividade sendo muito pertinente para a vida escolar, pois muitas vezes, escrevem as redações de qualquer jeito, sem se importar com esta questão. Tiveram a consciência de que prestarão mais atenção a todo o momento em que for solicitada a produção.

Um comentário:

  1. Quantas vezes eles começam com uma linha de pensamento e terminam com outra tão diferente, não é mesmo? A coerência é importantíssima e refletir sobre ela, crucial para a boa escrita.

    ResponderExcluir