TP4 – Leitura e Processos da escrita I
Unidades 13 e 14 – AA4 – Aula 5
Série: 8º ano
Atividade: Do bilhete ao Verbete
O início da aula se deu com uma explicação de gêneros textuais, bem como os tipos de textos. Durante este processo, foram levantados diferentes gêneros que circundam a vida de cada aluno. E aos poucos começaram a perceber o quão importante era analisar e interpretar cada texto, cada leitura.
Ao invés de seguir as instruções à risca do livro AA4, cujo objetivo era analisar o bilhete e o verbete, os alunos tiveram de construir cada um e após, analisar. Encontraram facilidade em realizar a tarefa, e ao seu término, houve a socialização das respostas.
Depois disso, percebeu-se a necessidade de pontuar algumas regras gramaticais, tais como: crase, sinais de pontuação, estrutura do bilhete, etc. Voltando à proposta do livro, responderam as questões de relação entre um texto e outro e por fim, fizeram uma pesquisa de campo na escola, onde teriam de encontrar vários tipos de gêneros textuais e perceber seu objetivo de leitura.
Ao retornarem para a sala de aula, houve a socialização dos itens encontrados. Os alunos avaliaram esta atividade de uma maneira positiva, pois perceberam que eles passam por estes tipos de gêneros e muitas vezes sem identificar sua importância.
Unidades 13 e 14 – AA4 – Aula 5
Série: 8º ano
Atividade: Do bilhete ao Verbete
O início da aula se deu com uma explicação de gêneros textuais, bem como os tipos de textos. Durante este processo, foram levantados diferentes gêneros que circundam a vida de cada aluno. E aos poucos começaram a perceber o quão importante era analisar e interpretar cada texto, cada leitura.
Ao invés de seguir as instruções à risca do livro AA4, cujo objetivo era analisar o bilhete e o verbete, os alunos tiveram de construir cada um e após, analisar. Encontraram facilidade em realizar a tarefa, e ao seu término, houve a socialização das respostas.
Depois disso, percebeu-se a necessidade de pontuar algumas regras gramaticais, tais como: crase, sinais de pontuação, estrutura do bilhete, etc. Voltando à proposta do livro, responderam as questões de relação entre um texto e outro e por fim, fizeram uma pesquisa de campo na escola, onde teriam de encontrar vários tipos de gêneros textuais e perceber seu objetivo de leitura.
Ao retornarem para a sala de aula, houve a socialização dos itens encontrados. Os alunos avaliaram esta atividade de uma maneira positiva, pois perceberam que eles passam por estes tipos de gêneros e muitas vezes sem identificar sua importância.
Muito bom! Você extrapolou a atividade e foi além!
ResponderExcluirParabéns!
Angelita