quarta-feira, 26 de agosto de 2009

TP4 - Unidades 15 e 16

TP4 – Leitura e Processos da escrita I

Unidades 15 e 16 – AA4 – Aula 5

Série: 9º ano

Atividade: Para descobrir o texto

Foi posto no quadro a frase: O Brasil é um país maravilhoso! E ao redor dela, foram colocadas várias palavras que remetem ao Brasil quando pensamos nele. Após esta exposição, iniciou-se o Fórum de Debate, no qual, os alunos se empenharam em dar sua opinião, critica e sugestão.
Com sequência a atividade, tiveram de construir algumas perguntas no caderno em relação aos problemas sociais do Brasil, que fizessem o outro refletir verdadeiramente.
Ao terminarem, um aluno indicava outro para responder sua pergunta, este com certeza, foi o momento mais marcante da atividade, pois surgiram muitos questionamentos pertinentes, que era complicado de se responder. Por exemplo, um aluno perguntou a outro: “Se você fosse o presidente do Brasil daria mais importância ao combate a violência ou a melhoria da saúde?”
Os alunos se sentiram muito críticos ao realizar esta atividade e perceberam como é importante pensar nas questões sociais, mesmo que às vezes não passamos por elas, como a violência, prostituição, etc.
Após toda a discussão, tiveram de produzir um texto dissertativo, cuja intervenção foi necessária para explicar a estrutura, regras, dicas de como elaborar uma redação. Entregaram os textos e eles estão sendo conferidos e devolvidos até que os textos estejam de acordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário