sábado, 8 de agosto de 2009

TP3 – Gêneros e Tipos Textuais
Unidade 11 e 12
Série: 9º ano
Atividade: Texto descritivo

Cinco alunos foram retirados da sala de aula para ouvirem a explicação da dinâmica que seria realizada. Tiveram de escolher um objeto qualquer, pensar em suas características e lançar a descrição à turma sem mencionar a escolha. Voltaram para a sala de aula e iniciou-se a brincadeira, sempre era concedida a palavra para quem levantasse a mão. E assim, os objetos, aos poucos, iam sendo descobertos. Pode-se perceber que esta “brincadeira” foi muito proveitosa, os alunos se empenharam em descobrir e queriam continuar o exercício de adivinhação. Em seguida, houve a explicação da estrutura do texto descritivo, sempre relacionando à dinâmica. O próximo momento foi o exercício para perceber se realmente eles desenvolveriam a habilidade de descrever. Tiveram de produzir um texto descritivo, cujo objeto teria de ser de valor pessoal, e do mesmo modo da dinâmica, primeiro teriam que dizer as características e por fim, a escolha feita. No momento da produção textual houve muito silêncio na sala, percebia-se que havia concentração e uma certa aptidão para a sua realização. Como fechamento da atividade, houve a socialização dos textos. Foi possível constatar que os textos foram escritos com muita emoção (Conf. texto abaixo), sentimentos de afeto e saudade. Muitos leitores se emocionavam ao fazer a leitura à classe. Houve alunos que fizeram textos curtos e de objetos comuns, do dia-a-dia, já outros, transcenderam a descrição, usaram a construção do texto como forma para exteriorizar uma tristeza, um sentimento reprimido.Ao terminar a leitura, abriu-se uma pequena discussão, tanto para as ideias colocadas e a estrutura do texto. Os alunos avaliaram esta atividade como muito significativa, tanto para a aquisição de novos conhecimentos quanto para a exposição de algo da vida particular.

***********************************************************************************
Lembrança Eterna

Por mais que enchesse mil vezes as páginas de meus cadernos. Mesmo que usasse as mais belas palavras e tivesse o dom de escrever como um grande poeta eu não conseguiria te descrever. Afinal, como descrever uma pessoa maravilhosa igual a você?Você foi quem esteve sempre ao meu lado, desde meu nascimento. Era você quem esperava ansioso pelo meu primeiro sorriso, meu primeiro dente, pela minha primeira palavra como uma criança espera pelo papai Noel.Você é meu porto seguro, quem me completa. É com você que eu sonho todas as noites, as lembranças me fazem a pessoa mais feliz do mundo. Você sempre será o meu melhor amigo, o homem insubstituível.O que eu sinto por você não vai passar jamais...Esse amor eterno que me faz viver.Mas infelizmente nada dura para sempre. Você teve que partir. Mas em meu peito trago as lembranças de um passado bom que vou lembrar sempre. É você a pessoa que sempre vou procurar na luz do sol, na água do mar, na solidão da noite...É pra você que irei recorrer quando não achar mais a saída, é de você que vou contar aos meus filhos, e não importa o tempo que passou, você sempre será meu avô...
O vô Coca da minha vida!
Te amo!

Aluna do 9º ano

4 comentários:

  1. Suas atividades foram muito bem realizadas, Elaine.
    O texto da aluna é lindo, emocionante!
    Abraços
    Angelita

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. professora meu texto!Eu amo essas atividades que você passa.Nós estamos aprendendo e ao mesmo tempo falando sobre nossa VIDA...


    Uma das melhores professoras!!!

    ResponderExcluir
  4. O comentário da aluna já diz tudo!
    O texto dela é emocionante.
    Parabéns pelos resultados que tens obtidos!
    Angelita

    ResponderExcluir