TP1 – Linguagem e Cultura
Unidades 3 e 4
Série: 7º ano
Atividade: Transformando texto oral em texto escrito.
Desenvolver a competência leitora nos alunos através de recriação de gêneros textuais é uma alternativa no incentivo à leitura e à escrita. Foi o que aconteceu na atividade proposta em uma turma de 7º ano, onde primeiramente li o poema: O BICHO, de Manuel Bandeira, e a partir deste gênero, os alunos tiveram que construir uma notícia de jornal.
Foi possível trabalhar bem mais que produção textual. Estabelecer a relação entre texto oral e texto escrito foi o ápice da atividade, e ainda, ser capaz de prestar atenção na oralidade e transcrever mudando a linguagem, as palavras, foi muito importante para a construção da competência linguística dos alunos.
Em seus relatos sobre a atividade feita, os alunos se conscientizaram sobre a importância de prestar atenção no texto oral (entonação, linguagem), e no texto escrito, (estrutura, na linguagem adequada para cada gênero). Após terminarem os textos, houve a leitura em sala de aula, e alguns alunos confundiram notícia impressa em jornal e notícia falada na televisão, mas depois de minha intervenção, adequaram o texto conforme a proposta.
Portanto, a realização desta atividade comprovou que o texto não é apenas uma produção escrita, mas uma interação entre os sujeitos, tanto para aquele que escreve quanto para aquele que lê. O texto passa ser um veículo comunicativo quando o leitor ou seu interlocutor que possui uma história, que está inserido em um contexto social e ideológico, passa a interagir e consegue desenvolver-se como falante de uma língua com tantas variações e ao mesmo tempo com suas particularidades.
Unidades 3 e 4
Série: 7º ano
Atividade: Transformando texto oral em texto escrito.
Desenvolver a competência leitora nos alunos através de recriação de gêneros textuais é uma alternativa no incentivo à leitura e à escrita. Foi o que aconteceu na atividade proposta em uma turma de 7º ano, onde primeiramente li o poema: O BICHO, de Manuel Bandeira, e a partir deste gênero, os alunos tiveram que construir uma notícia de jornal.
Foi possível trabalhar bem mais que produção textual. Estabelecer a relação entre texto oral e texto escrito foi o ápice da atividade, e ainda, ser capaz de prestar atenção na oralidade e transcrever mudando a linguagem, as palavras, foi muito importante para a construção da competência linguística dos alunos.
Em seus relatos sobre a atividade feita, os alunos se conscientizaram sobre a importância de prestar atenção no texto oral (entonação, linguagem), e no texto escrito, (estrutura, na linguagem adequada para cada gênero). Após terminarem os textos, houve a leitura em sala de aula, e alguns alunos confundiram notícia impressa em jornal e notícia falada na televisão, mas depois de minha intervenção, adequaram o texto conforme a proposta.
Portanto, a realização desta atividade comprovou que o texto não é apenas uma produção escrita, mas uma interação entre os sujeitos, tanto para aquele que escreve quanto para aquele que lê. O texto passa ser um veículo comunicativo quando o leitor ou seu interlocutor que possui uma história, que está inserido em um contexto social e ideológico, passa a interagir e consegue desenvolver-se como falante de uma língua com tantas variações e ao mesmo tempo com suas particularidades.
O Bicho - Manuel Bandeira
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Muito interessante essa atividade. Quero aplicar com meus alunos também , no próximo ano.
ResponderExcluirAbraços
Angelita
Otima atividade,
ResponderExcluirque professora liinda !
XDXD
Gostei muito da atividade.
ResponderExcluirParabéns, e obrigada por compartilhar.
Angelli de Castro
Professora de Português
AMEI PARABÉNS PROFESSORA!!!!!!!!!!
ResponderExcluir