quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Transformando texto oral em texto escrito

TP1 – Linguagem e Cultura
Unidades 3 e 4
Série: 7º ano

Atividade: Transformando texto oral em texto escrito.

Desenvolver a competência leitora nos alunos através de recriação de gêneros textuais é uma alternativa no incentivo à leitura e à escrita. Foi o que aconteceu na atividade proposta em uma turma de 7º ano, onde primeiramente li o poema: O BICHO, de Manuel Bandeira, e a partir deste gênero, os alunos tiveram que construir uma notícia de jornal.
Foi possível trabalhar bem mais que produção textual. Estabelecer a relação entre texto oral e texto escrito foi o ápice da atividade, e ainda, ser capaz de prestar atenção na oralidade e transcrever mudando a linguagem, as palavras, foi muito importante para a construção da competência linguística dos alunos.
Em seus relatos sobre a atividade feita, os alunos se conscientizaram sobre a importância de prestar atenção no texto oral (entonação, linguagem), e no texto escrito, (estrutura, na linguagem adequada para cada gênero). Após terminarem os textos, houve a leitura em sala de aula, e alguns alunos confundiram notícia impressa em jornal e notícia falada na televisão, mas depois de minha intervenção, adequaram o texto conforme a proposta.
Portanto, a realização desta atividade comprovou que o texto não é apenas uma produção escrita, mas uma interação entre os sujeitos, tanto para aquele que escreve quanto para aquele que lê. O texto passa ser um veículo comunicativo quando o leitor ou seu interlocutor que possui uma história, que está inserido em um contexto social e ideológico, passa a interagir e consegue desenvolver-se como falante de uma língua com tantas variações e ao mesmo tempo com suas particularidades.


O Bicho - Manuel Bandeira

Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,

Não era um gato,

Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.





4 comentários:

  1. Muito interessante essa atividade. Quero aplicar com meus alunos também , no próximo ano.
    Abraços
    Angelita

    ResponderExcluir
  2. Otima atividade,
    que professora liinda !
    XDXD

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da atividade.
    Parabéns, e obrigada por compartilhar.
    Angelli de Castro
    Professora de Português

    ResponderExcluir
  4. AMEI PARABÉNS PROFESSORA!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir