quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Leitura em forma de novela


TP2 – Análise linguística e análise literária
Unidades 7 e 8
Série: 9º ano

ATIVIDADE: Leitura em forma de novela

A atividade, Leitura em forma de novela, foi muito significativa para os alunos do 9º ano. Isso se deu primeiramente pela escolha da narrativa e depois, a história pela interrupção nos momentos certos, igualmente às novelas, que sempre deixam para o próximo dia a continuação do capítulo em seu clímax.
A narrativa escolhida foi: Tchau! De Lygia Bojunga Nunes, cuja história se passa em uma família que se desestrutura pela paixão repentina da mãe por outro homem. O conto é rico em detalhes, todos imagináveis, isso aguça a ansiedade de querer saber se a mãe ficará com a família ou vai embora com o estrangeiro.
No momento da leitura, os alunos ficavam impacientes quando dizia que o restante da história ficaria pra outro dia. Alguns chegaram a dizer que iriam procurar na internet o desfecho da história, mas logo desistiam quando indagava que perderia totalmente a graça se soubesse o resultado.
Durante a contação da história, lançava perguntas do que imaginavam, de como terminaria a história. Muitos achavam que a mãe iria ficar com a família, outros já diziam que ela iria embora. O desfecho da narrativa decepcionou os alunos! Pois estão acostumados que histórias têm finais felizes, o que não aconteceu no conto TCHAU, pois a mãe foi viver com outro homem, do outro lado do mundo.
Após a leitura, várias questões foram levantadas para que refletissem, traçassem relações da literatura com a realidade. Opiniões pertinentes surgiram, muitos não concordaram com a atitude da mãe, outros diziam que a culpa era do pai, que não deu devida atenção à família.
Para finalizar a atividade, tiveram que construir um texto argumentativo a partir do conto, após isso, houve a socialização. Foi possível perceber que todos queriam ler, falar o que pensavam, eis a prova de que a proposta teve êxito.
Após relatar esta atividade, é perceptível que outras atividades desde teor dão bons resultados para a competência leitora dos alunos. Quando eles escutam histórias e percebem que nós, professores de Língua Portuguesa, nos preocupamos no desenvolvimento da habilidade de leitura, há um maior comprometimento com o texto lido, escrito e compartilhado.
É interessante que saibam que a literatura pode ser algo que nos faz refletir sobre a própria realidade, que nem todas as histórias têm final feliz, que com a emoção que os autores escrevem, eles também possuem a capacidade de criar e sensibilizar a todos aqueles que leem e escutam as suas criações.
Logo, uma atividade de caráter simples, possibilitou oportunidades de desenvolvimento do texto escrito, a criatividade, a oratória, a sensibilidade, a curiosidade e tantos outros elementos que desencadeiam a aprendizagem.

2 comentários:

  1. Legal amiga...
    Adoro esse livro... também fiz a mesma atividade, com o livro Emilia no país da gramática de Monteiro Lobato.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Atividade muito bem conduzida. Suas reflexões são, como sempre, muito pertinentes.
    Abraços
    Angelita

    ResponderExcluir