quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Produção de texto a partir de uma imagem...

TP2 – Análise linguística e análise literária
Unidades 5 e 6
Série: 8º ano

ATIVIDADE: Produção de texto a partir de uma imagem

A leitura de imagem é uma atividade que surte muitos resultados. Além da observação, a produção textual a partir de outro gênero é capaz de despertar no aluno a imaginação e o desenvolvimento da escrita/leitura.
Partindo disso, escolhi as turmas dos 8º anos para o desenvolvimento desta atividade, observando seu grau de maturidade e de possibilidades de discussões mais densas sobre temas variados. Selecionei seis imagens de ilusão de ótica, separei os alunos em grupos e o rodízio de imagens foi feito.
Com o passar das imagens nos grupos, foi possível perceber a criticidade em torno às opiniões, muitas delas contraditórias, eis que surgiam ainda mais discussões. Nas figuras constavam diferentes imagens, e utilizar-se de texto descritivo para caracterizá-las foi algo percebido pelos próprios alunos.
Ao final do tempo estipulado para análise, tiveram que escrever um texto descritivo coletivamente, lembrando do respeito às opiniões alheias. Portanto, entrar num consenso era necessário para a realização final da atividade.
Os textos ficaram muito parecidos, mas o modo com que foram escritos foi um pouco modificado em cada grupo. As figuras foram devidamente observadas com minucioso olhar, e, o texto escrito foi muito pertinente, pois conseguiram captar os detalhes das figuras e transformar o texto / imagem para o texto escrito.



Analise as imagens e tente descobrir o que há nelas...



































3 comentários:

  1. Elaine
    Achei bem interessante a atividade que você desenvolveu com seus alunos, as imagens então nem se fala. Ah! você deixou um recado no meu blog e uma aluna deixou um recadinho para você, dizendo que ela também gosta muito de poesia, e agradeceu o elogio que você fez.
    Beijos,
    Dania

    ResponderExcluir
  2. Nossa...
    Achei super interessante sua postagem...
    Foi super criativo de sua parte fazer um trabalho desses com seus alunos..
    Eles devem ter adorado expor suas ideias!!!
    Parabéns..
    Naná!

    ResponderExcluir