quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Leitura em forma de novela


TP2 – Análise linguística e análise literária
Unidades 7 e 8
Série: 9º ano

ATIVIDADE: Leitura em forma de novela

A atividade, Leitura em forma de novela, foi muito significativa para os alunos do 9º ano. Isso se deu primeiramente pela escolha da narrativa e depois, a história pela interrupção nos momentos certos, igualmente às novelas, que sempre deixam para o próximo dia a continuação do capítulo em seu clímax.
A narrativa escolhida foi: Tchau! De Lygia Bojunga Nunes, cuja história se passa em uma família que se desestrutura pela paixão repentina da mãe por outro homem. O conto é rico em detalhes, todos imagináveis, isso aguça a ansiedade de querer saber se a mãe ficará com a família ou vai embora com o estrangeiro.
No momento da leitura, os alunos ficavam impacientes quando dizia que o restante da história ficaria pra outro dia. Alguns chegaram a dizer que iriam procurar na internet o desfecho da história, mas logo desistiam quando indagava que perderia totalmente a graça se soubesse o resultado.
Durante a contação da história, lançava perguntas do que imaginavam, de como terminaria a história. Muitos achavam que a mãe iria ficar com a família, outros já diziam que ela iria embora. O desfecho da narrativa decepcionou os alunos! Pois estão acostumados que histórias têm finais felizes, o que não aconteceu no conto TCHAU, pois a mãe foi viver com outro homem, do outro lado do mundo.
Após a leitura, várias questões foram levantadas para que refletissem, traçassem relações da literatura com a realidade. Opiniões pertinentes surgiram, muitos não concordaram com a atitude da mãe, outros diziam que a culpa era do pai, que não deu devida atenção à família.
Para finalizar a atividade, tiveram que construir um texto argumentativo a partir do conto, após isso, houve a socialização. Foi possível perceber que todos queriam ler, falar o que pensavam, eis a prova de que a proposta teve êxito.
Após relatar esta atividade, é perceptível que outras atividades desde teor dão bons resultados para a competência leitora dos alunos. Quando eles escutam histórias e percebem que nós, professores de Língua Portuguesa, nos preocupamos no desenvolvimento da habilidade de leitura, há um maior comprometimento com o texto lido, escrito e compartilhado.
É interessante que saibam que a literatura pode ser algo que nos faz refletir sobre a própria realidade, que nem todas as histórias têm final feliz, que com a emoção que os autores escrevem, eles também possuem a capacidade de criar e sensibilizar a todos aqueles que leem e escutam as suas criações.
Logo, uma atividade de caráter simples, possibilitou oportunidades de desenvolvimento do texto escrito, a criatividade, a oratória, a sensibilidade, a curiosidade e tantos outros elementos que desencadeiam a aprendizagem.

sábado, 19 de setembro de 2009

Educação...



Todo mundo "pensando" em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que "pensarão" em deixar filhos melhores para o nosso planeta?






quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Meu Blog Pessoal...

Olá!
Me empolguei e criei meu blog pessoal...
Se alguém tiver interesse em acessá-lo o endereço é:
http://elaine2806.blogspot.com

Beijos

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Encontro Pedagógico...

O dia de hoje foi muito produtivo e cansativo tbm...rs
Tivemos uma reunião por área de conhecimento na Unerj, onde tivemos a oportunidade de nos encontrar com outros colegas para estudar, socializar, trocar ideias e experiências...
Nós, cursistas do GESTAR, socializamos um dos trabalhos que realizamos com os alunos.
O trabalho escolhido por mim, foi a transformação do texto oral em texto escrito...
Este momento foi muito importante... Pois mostramos aos outros os trabalhos que realizamos, bem como os estudos que fazemos no curso...
À tarde, tivemos oficina de leitura, muitoooooooooo legal!
Mais uma vez, um dia de muita aprendizagem para todos os professores...

Um abraço e boa semana!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Produção de texto a partir de uma imagem...

TP2 – Análise linguística e análise literária
Unidades 5 e 6
Série: 8º ano

ATIVIDADE: Produção de texto a partir de uma imagem

A leitura de imagem é uma atividade que surte muitos resultados. Além da observação, a produção textual a partir de outro gênero é capaz de despertar no aluno a imaginação e o desenvolvimento da escrita/leitura.
Partindo disso, escolhi as turmas dos 8º anos para o desenvolvimento desta atividade, observando seu grau de maturidade e de possibilidades de discussões mais densas sobre temas variados. Selecionei seis imagens de ilusão de ótica, separei os alunos em grupos e o rodízio de imagens foi feito.
Com o passar das imagens nos grupos, foi possível perceber a criticidade em torno às opiniões, muitas delas contraditórias, eis que surgiam ainda mais discussões. Nas figuras constavam diferentes imagens, e utilizar-se de texto descritivo para caracterizá-las foi algo percebido pelos próprios alunos.
Ao final do tempo estipulado para análise, tiveram que escrever um texto descritivo coletivamente, lembrando do respeito às opiniões alheias. Portanto, entrar num consenso era necessário para a realização final da atividade.
Os textos ficaram muito parecidos, mas o modo com que foram escritos foi um pouco modificado em cada grupo. As figuras foram devidamente observadas com minucioso olhar, e, o texto escrito foi muito pertinente, pois conseguiram captar os detalhes das figuras e transformar o texto / imagem para o texto escrito.



Analise as imagens e tente descobrir o que há nelas...



































Transformando texto oral em texto escrito

TP1 – Linguagem e Cultura
Unidades 3 e 4
Série: 7º ano

Atividade: Transformando texto oral em texto escrito.

Desenvolver a competência leitora nos alunos através de recriação de gêneros textuais é uma alternativa no incentivo à leitura e à escrita. Foi o que aconteceu na atividade proposta em uma turma de 7º ano, onde primeiramente li o poema: O BICHO, de Manuel Bandeira, e a partir deste gênero, os alunos tiveram que construir uma notícia de jornal.
Foi possível trabalhar bem mais que produção textual. Estabelecer a relação entre texto oral e texto escrito foi o ápice da atividade, e ainda, ser capaz de prestar atenção na oralidade e transcrever mudando a linguagem, as palavras, foi muito importante para a construção da competência linguística dos alunos.
Em seus relatos sobre a atividade feita, os alunos se conscientizaram sobre a importância de prestar atenção no texto oral (entonação, linguagem), e no texto escrito, (estrutura, na linguagem adequada para cada gênero). Após terminarem os textos, houve a leitura em sala de aula, e alguns alunos confundiram notícia impressa em jornal e notícia falada na televisão, mas depois de minha intervenção, adequaram o texto conforme a proposta.
Portanto, a realização desta atividade comprovou que o texto não é apenas uma produção escrita, mas uma interação entre os sujeitos, tanto para aquele que escreve quanto para aquele que lê. O texto passa ser um veículo comunicativo quando o leitor ou seu interlocutor que possui uma história, que está inserido em um contexto social e ideológico, passa a interagir e consegue desenvolver-se como falante de uma língua com tantas variações e ao mesmo tempo com suas particularidades.


O Bicho - Manuel Bandeira

Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,

Não era um gato,

Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.