quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Reflexões do Filme: O Óleo de Lorenzo

Olá alunos! Tudo bem?

Acredito que o filme que assistimos vem ao encontro do que estamos estudando no momento... Não é mesmo?

Por conta disso, gostaria que cada um deixasse sua reflexão acerca do filme relacionando com seu cotidiano atual.

Aguardo contribuições!

Um forte abraço,

Profª Elaine

22 comentários:

  1. Meu filho Gabriel de 8 anos tem esta doença.
    www.gabrielpollaco.blogspot.com
    Abços
    Linda

    ResponderExcluir
  2. [B]Boa Noite profe....

    Olhando com olhos de pesquisadora para o filme, foi possível observar e relacionar a importância da pesquisa como aprofundamento para a solução de um determinado caso, a princípio o pai de Lourenzo era leigo no assunto mas a necessidade de encontrar uma cura para seu filho fez com que ele buscasse meios de conhecimento para solucionar o caso. No meio educacional é a mesma coisa precisamos questionar, pesquisar e finalmente encontrar as possíveis soluções.

    Adorei sua aula...bjs

    Aluna Verediane Franco de Oliveira
    Pós-graduação CENSUPEG-CANOINHAS

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde!

    O filme foi muito bom, aprendi que nunca devemos desistir de nossos objetivos. Temos que ter coragem e determinação para ir em busca da pesquisa do conhecimento e se não conseguirmos na primeira tentativa devemos prosseguir até conseguir.

    Otimo filme!
    Marilete Stelzner do Prado
    Pós-graduação CENSUPEG-CANOINHAS

    ResponderExcluir
  4. BOA TARDE...
    "O FILME" DEVEMOS QUERER SEMPRE O MELHOR NUNCA DESISTIR... E EM NOSSO MEIO SEMPRE EXISTIRA UM LORENZO E TEMOS QUE ESTAR PREPARADAS COMO PESSOA E PROFISSIONALMENTE PARA RECEBE-LO...ADOREI O FILME POIS AS LAGRIMAS QUE CAIRAM MOSTROU QUE SOMOS PERFEITOS E AS VEZES RECLAMAMOS...POR ISSO DEVE-SE LUTAR SEMPRE PELOS SEUS IDEAIS . ABRAÇOS DA ALUNA DE PÓS GRADUAÇÃO SENSUPEG- CANOINHAS
    MARIZETE KRAUSS DE CASTRO

    ResponderExcluir
  5. Olá prof.
    Devemos ser como o pai e a mãe de Lorenzo, que com a necessidade de saber mais sobre a doença de seu filho e tentar achar a cura, foram atrás e pesquisaram, mesmo sem apoio de outras pessoas. Sempre que quisermos algo devemos correr atrás e jamais parar no primeiro obstáculo, pois se tivermos determinação chegaremos aonde quiser com sucesso.

    Adorei o filme e a aula... beijos

    Aluna Karina Pazda Milcheski
    Pós Graduação CENSUPEG-CANOINHAS

    ResponderExcluir
  6. OLÁ PROF
    ME EMOCIONEI MUITO COM O FILME TEMOS QUE TER PERSISTÊNCIA NO QUE NOS QUEREMOS E CORRER ATRÁS DOS NOSSOS OBJETIVOS E SONHOS
    BJS KELLY MÃE DO MATEUS
    PÓS GRADUAÇÃO CENSUPEG CANOINHAS

    ResponderExcluir
  7. O ÓLEO DE LORENZO

    Relacionando o filme à Metodologia da Pesquisa, podemos observar a situação problema, o enfrentamento do mesmo, uma constante busca de conhecimento sobre o tema para tentar encontrar a solução. Diante da situação podemos ver o mundo de outra forma mesmo que em alguns momentos pensemos em desistir.
    Precisamos aprofundar o estudo para poder agir diante da situação encontrada, e não se conformar com a primeira impressão ou resposta, buscar sempre mais para obter um resultado ainda melhor.
    Podemos muitas vezes nos sentir inúteis diante das situações que não temos controle, mas podemos nos entusiasmar diante das pequenas possibilidades de solução.
    A pesquisa tem o poder de levar o sujeito a pensar e verificar todas as possibilidades para não prejudicar ninguém, nem durante o processo nem após os estudos. Para desenvolver um bom trabalho devemos estudar a fundo o problema para que este venha a contribuir de alguma forma na mudança de comportamento dos sujeitos envolvidos e tenham relevância perante um grupo ou sociedade.
    Na vida pessoal sou assim: Determinada, perseverante e otimista, penso que pra tudo há uma solução precisamos é tentar. Pois já tem um dito que diz. Só eu sei a dor e a alegria de ser o que eu sou.
    Grata por entender o meu pensamento.
    CENSUPEG CANOINHAS- PÓS GRADUAÇÃO
    Eliane Maria R. Gondarski

    ResponderExcluir
  8. Comentário do Filme

    Pois bem. Relacionando o filme a pesquisa, nele podemos entender que as descobertas que o personagem fez foi de grande valia para a humanidade e que não podemos desistir do que queremos só por que no momento não podemos aproveitá-lo. Devemos pensar além do momento em que estamos vivenciando, no que isto irá contribuir para a nossa formação e no que irá auxiliar outras pessoas. Pois o conhecimento e o aprendizado que adquirimos é o que levaremos por toda a nossa existência.
    CENSUPEG- CANOINHAS- PÓS GRADUAÇÃO
    Rozeli Terezinha Cornelsen.

    ResponderExcluir
  9. Olá aluno e alunas!
    Suas contribuições são bem pertinentes...
    Bom saber que um simples filme pode modificar o jeito de ver e sentir certas coisas...
    Essa apropriação da certeza de que temos que correr atrás de nossos objetivos, tanto da vida particular quanto da profissional, já é um ótimo começo para a evolução!

    Aguardo mais contribuições!

    Um beijo,
    Profª Elaine

    ResponderExcluir
  10. OLA
    O FILME MOSTRA UM PAI DESESPERADO EM SALVAR SEU FILHO,ESTUDOU A FORMA DE UMA CURA E CONSEGUI A FORMULA E NÃO A CURA DE SEU,MAS PODE AQJUDAR OUTROS QUE TINHA A MESMA DOENÇA
    É UMA LIÇÃO DE AMOR,PERSISTENCIA MESMO SABENDO QUE SEU FILHO NÃO IRIA SOBREVIVER JAMAIS DESISTIU
    NUNCA DESISTA ,MAS SIM PERSISTA SEJA AO SEU FAVOR OU A DO PROXIMO

    ResponderExcluir
  11. PROFESSORA

    ROMILDA LIMA

    ResponderExcluir
  12. ALUNA: Iolanda Terezinha Müller
    RESUMO DO FILME: O Óleo de Lorenzo
    O ÓLEO DE LORENZO
    O filme mostra a história de uma família aparentemente perfeita, tinham um filho caçula, o qual era inteligente, de bom comportamento na escola, saúde excelente.
    Mas certo dia os professores perceberam que o comportamento do mesmo estava mudando, ele estava ficando agitado.
    Os pais foram alertados, onde procuraram uma clínica médica e receberam o diagnóstico de que seu filho estava com ALD, “Aleucodestrofia”, doença que degenera o cérebro. Eles questionaram os médicos.
    Os mesmos explicaram a origem, que seria geneticamente transmitida pelos cromossomos da mãe, sendo ela o veículo de transmissão e não á portadora da doença. Sabendo da gravidade da doença, os pais com o intuito de colaborar com os médicos na descoberta da cura de seu filho, começam a realizar pesquisas em livros, participar de conferências cientificas. Mantendo contato com pais de outras vítimas.
    Eles jamais desistiram, apesar de estarem cientes que esta doença não tinha cura. Eles pensaram em parar com a dieta estabelecida pelos médicos.
    Persistindo na pesquisa descobriram um óleo, denominaram “Óleo de Lorenzo”, tendo os cuidados necessários em sua casa iniciaram o tratamento com o óleo. Ele apresentou melhoras.
    Os mesmos mostraram um ato de amor e persistência com relação a gravidade da doença, e contribuíram em partes com o tratamento de outras vítimas. Isso demonstrou que devemos sempre persistir em alcançar nossos objetivos e jamais desistir.


    Canoinhas, 10 de dezembro de 2010.

    ResponderExcluir
  13. Oi professora, venho aqui escrever um pouco do que significa a pesquisa na nossa vida. No caso do filme representou a angustia de um pai e uma mãe ver seu filho morrendo e não poder fazer nada, mas com olhos à pesquisa vi que todo aquele estudo serviu para o futuro, no caso do filme não do filho do casal mas das crianças que estavam, no inicio dos sintomas. Acredito que pesquisar é exatamente isto olhar para o futuro e ver se realmente sua pesquisa vai fazer a diferença para alguém.

    ResponderExcluir
  14. Oi professora, venho aqui escrever um pouco do que significa a pesquisa na nossa vida. No caso do filme representou a angustia de um pai e uma mãe ver seu filho morrendo e não poder fazer nada, mas com olhos à pesquisa vi que todo aquele estudo serviu para o futuro, no caso do filme não do filho do casal mas das crianças que estavam, no inicio dos sintomas. Acredito que pesquisar é exatamente isto olhar para o futuro e ver se realmente sua pesquisa vai fazer a diferença para alguém.

    10 de dezembro de 2010 16:28
    perdão esqueci meu nome, Scheila Grosskopf

    ResponderExcluir
  15. Maristela Miranda Greschechen11 de dezembro de 2010 10:31

    O filme transmite a luta incessante dos pais pela cura do filho. È o amor que lhes da toda força e coragem para vencer essa batalha pela vida. Em nosso dia a dia nos deparamos com casos em que a dificuldade de aprendizagem é um fator que nos leva a buscar novos conhecimentos. As vezes, o cansaço e a falta de tempo, nos impedem de realizar tal tarefa. Talvez seja preciso colocar um pouco de amor em nossos afazeres pedagógicos. Quem sabe teremos a força e a determinação como a dos pais de Lorenzo.

    Abraços Maristela Miranda Greschechen.

    ResponderExcluir
  16. OLÁ PROFESSORA

    ADORAMOS O FILME E ATRAVÉS DELE PUDEMOS PERCEBER O QUANTO A PESQUISA ENRIQUECE NOSSOS CONHECIMENTOS. QUANTO MAIS BUSCAMOS RESPOSTAS PARA NOSSAS PERGUNTAS, MAIS PERGUNTAS APARECERÃO. E DEPENDE SOMENTE DE NOS MESMOS EM CONHECER CADA VEZ MAIS OU NOS LIMITARMOS A PRIMEIRA RESPOSTA QUE APARECER.É UMA LINDA HISTÓRIA, QUE NOS FAZ ACREDITAR QUE NÃO TEM LIMITES PARA CONSEGUIR O QUE QUEREMOS, SOMENTE PRECISAMOS TER VONTADE, PERSEVERANÇA E MUITA DETERMINAÇÃO.

    ANGELA, CHARLIE E ALISSON
    CENSUPEG CANOINHAS - PÓS GRADUAÇÃO

    ResponderExcluir
  17. Oi professora....

    O filme é uma lição de vida para as pessoas não desistirem nas piores dificuldades, mostrando q é preciso conhecer sobre determinado assunto para q possamos encontrar soluções para os problemas q podem vir a ocorrer. Dentro da metodologia da pesquisa, é um filme q mostra o cotidiano não apenas do casal mas de todos os pesquisadores.

    Abraços

    Raquel Fraco de Oliveira

    CENSUPEG CANOINHAS PÓS GRADUAÇÃO

    ResponderExcluir
  18. OLÁ PROF.
    REALMENTE ESSE FILME É MUITO IMPORTANTE PARA TODOS NÓS.ELE NOS MOSTRA QUE DEVEMOS SEMPRE ACIMA DE TUDO PESQUISAR E COMPREENDER SOBRE NOSSA PESQUISA PARA NOSSO OBJETIVO.
    COMO FEZ OS PAIS PARA AJUDAR SEU FILHO E TAMBÉM MONSTRA QUE NÃO DEVEMOS DESISTIR QUANDO ENFRENTAMOS ALGUMA BARREIRA EM NOSSO CAMINHO ADOREI ESSE FILME MOSTRA QUE DEVEMOS SEMPRE SER CORAJOSOS OBRIGADO .
    CRISTIANE WAHL
    ALUNA PÓS

    ResponderExcluir
  19. CENSUPEG
    IOLANDA TEREZINHA MÜLLER
    BRINCAR
    CANOINHAS, SANTA CATARINA
    DEZEMBRO DE 2010


    TEMA:
    O Brincar
    TÍTULO:
    A importância do Brincar
    PROBLEMA:
    Olhando atentamente as brincadeiras das crianças acontecem em todo lugar. Em casa, na rua a criança está alerta e aberta para qualquer tipo de realidade que provoque tipo de realidade que provoque nela o “estado lúdico”.
    JUSTIFICATIVA: O presente projeto justifica-se mediante a necessidade de apresentar aos leitores importância do brincar como um desafio, também como possibilidade de conviver com o outro. Porque mesmo sem intenção de aprender quem brinca aprende, até porque se aprende a brincar. Essa aprendizagem é mais frequente com os pares, do que dependente de um ensino individual. É necessário que o educador assuma o brincar, como primordial no trabalho junto a criança da educação infantil, enfim que seja abraçada por toda equipe escolar e não somente como opção de escolha.

    FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES: O Brincar precisa desprender-se, libertar-se dos discursos para ser resgatado na pele de cada brincante.
    OBJETIVOS: OBJETIVO GERAL: - Analizar a infinidade de brinquedos “Brincadeiras” que abrangem o nosso país.
    OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Reconhecer o Brincar como sendo o posto constantemente em questão e prática em nossas instituições;
    - Respeitar as mais diversas culturas, pois não se aprende somente conteúdos escolares, mas também algo sobre a vida que travamos;
    AVALIAÇÃO: Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato da criança desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira, faz com que ela desenvolva sua imaginação.
    Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como, a atenção, a imitação, a memória, a imaginação.

    REVISÃO DE LITERATURA:
    Conforme alguns autores suas concepções sobre o brincar na instituição de Educação Infantil realmente tem sido acolhido e praticado nas mais variadas regiões do nosso país.

    METODOLOGIA:
    A pesquisa acima tem por objetivo relatar a importância do lúdico no ensino aprendizagem com alunos da Educação Infantil.
    Através da elaboração de uma pesquisa bibliográfica em revistas, livros relacionados a temática.

    CRONOGRAMA:
    FAIXA ETÁRIA ATIVIDADE PRINCIPAL BRINQUEDOS SUGERIDOS
    0 a 18 meses - Manipular objetos (atividade oral ou manual);


    - Compreender situações; Chocalhos, brinquedos para martelar e empilhar, brinquedos flutuantes.

    Livros de rima, ilustrações, brinquedos musicais e com guizo.
    18 a 36 meses - Dirigir veículos;




    - Construir objetos/relacionar objetos semelhantes; Cavalinho de pau, triciclos, carrinho de mão, carrinho de boneca.

    Trens, carrinhos, serviços de chá, blocos.
    36 meses a 6 anos - Criar cenários para brincar e ambientes; Fantasias, fantoches e teatrinhos. Telefone e relógio de brinquedo.

    ResponderExcluir
  20. OI PROFE!
    BOM, AO QUE SE REFERE À VIDA COTIDIANA POSSO DIZER QUE O FILME NOS REMETE A PENSAR NAS COISAS QUE ACONTECEM DE REPENTE, SEM QUE SAIBAMOS QUANDO, ONDE OU COMO ACONTECERÁ! E TAMBÉM NAQUILO QUE NÃO ACONTECEU, MAS QUE POR INTERMÉDIO DA PESQUISA PODERÁ ACONTECER, COMO UMA FORMA DE PLANEJAMENTO! ASSIM COMO NO FILME, CREIO QUE AGIRIA DA MESMA FORMA QUE OS PAIS DE LORENZO, QUEM SABE NÃO TERIA GRANDES IDÉIAS COMO ELES, MAS GARANTO QUE PESQUISARIA A MELHOR FORMA DE SALVAR A VIDA DE UM FILHO MEU. AO QUE SE REFERE A DISCIPLINA PENSO QUE O FILME NOS MOSTROU A QUESTÃO DA PESQUISA EM SI, NA PESQUISA EXPERIMENTAL, NA MINHA OPINIÃO, POIS OS PAIS DE LORENZO FIZERAM COM ELE EXPERIÊNCIAS, SENDO ELAS NA FORMA DE DIETA COMO TAMBÉM NA ELABORAÇÃO DE MEDICAMENTOS.
    A PESQUISA É E DEVE SER REALIZADA COM A INTENÇÃO NÃO SÓ DE APRENDER MAIS COMO TAMBÉM COMO UMA PREPARAÇÃO PARA O FUTURO! AQUELE QUE PESQUISA TEM UM BOM PLANEJAMENTO!
    O FILME É MARAVILHOSO, MUITO EMOCIONANTE! E COM CERTEZA É UM FILME PARA INDICAR.

    ALINE WENDT
    PÓS GRADUAÇÃO CENSUPEG-CANOINHAS

    ResponderExcluir
  21. OI PROFE...
    O FILME ÓLEO DE LORENZO NOS REMETE A PENSAR NA VIDA, A VALORIZA-LÁ BEM MAIS. EU EM ESPECIAL ME EMOCIONEI MUITO POIS ESTOU GRÁVIDA DE 7 MESES, E PERCEBI ATRAVÉS DO FILME DO QUE OS PAIS SÃO CAPAZ DE FAZER PELO SEUS FILHOS,ESSE FILME É UMA LIÇÃO DE VIDA. SEM FALAR DA PARTE DA METODOLOGIA DA PESQUISA ESSE FILME É EXCELENTE...
    ANGELA PATRICIA WAENARROVSKI
    PÓS GRADUAÇÃOCENSUPEG-CANOINHAS

    ResponderExcluir
  22. Olá professora:
    Ao assistir o filme percebi a grande importância da persistência em nossa vida.
    Devemos sempre ser seres incansáveis na busca de nossos objetivos, pois caminhos difíceis
    Sempre iremos encontrar, e nós sempre devemos ter esperança, otimismo e acima de tudo
    Coragem para alcançar nossos melhores sonhos. Pois aquele que se esforça e nada consegue, é superior aquele que nunca tentou.
    ABRAÇOS
    ALUNA: Giovana G de lima dos Santos.
    Aluna da Pós Canoinhas

    ResponderExcluir