segunda-feira, 9 de novembro de 2009

TP 6 - Avaliação, revisão e reescrita

TP6 – AAA6 - Leitura e Processos de Escrita II
Unidades 23 e 24 – Páginas: 60 e 61
Série: 8º ano

Atividade de Avaliação, revisão e reescrita

Como todas as aulas, houve a explicação da importância da escrita de um texto e todos os fatores para torná-lo coeso e coerente, sendo compreensível para qualquer leitor. Sendo assim, os alunos foram divididos em duplas e juntos escolheram 5 imagens de revistas, que anteriormente foi solicitado que trouxessem de casa. As imagens (uma mulher, um homem, uma criança, um objeto, uma paisagem ou ambiente) foram colocadas em uma folha e a partir daí, foi iniciada a criação do texto narrativo.
Após criarem o texto, foi solicitado que revisassem para comprovarem a ausência de possíveis erros. Após o recolhimento das produções foi entregue a cada dupla um texto de outra dupla, e assim, corrigiram sinalizando com as legendas conforme orientação da atividade proposta pelo AAA6.
Foi possível perceber com esta atividade, que os alunos passam a ter mais cautela no momento da escrita quando têm critérios pré-estabelecidos para se escrever uma boa redação. A atividade foi muito significativa, pois ao mesmo tempo que desenvolveu competências ela estimulou a leitura, pois era perceptível a empolgação ao ler, pois faziam comentários, davam risadas, enfim, foi um momento muito rico no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa.

Um comentário:

  1. Critérios!!
    Quanto mais claros eles forem para nós e, então, para os alunos, mais clareza a facilidade terão para escrever. Imagine o que era o tal do tema livre...
    Abraços
    Angelita

    ResponderExcluir